Projetos elétricos residenciais: instalações que seguem as normas garantem a segurança das construções

— Foto: Divulgação/UBM

Você já entrou em um cômodo que não tinha um interruptor perto da porta? Já dormiu em um quarto e não conseguiu deixar o celular próximo, porque não tinha uma tomada perto da cama? Ou ainda, precisou ligar a televisão, o computador e carregar o celular, mas não encontrou tomadas suficientes no lugar?

Quem nunca passou por uma ou todas essas situações, não é mesmo? Tenho certeza que você ficou bem irritado na hora, e não é para menos! No entanto, todos esses problemas encontram soluções na instalação elétrica residencial.

“A elaboração de um bom projeto elétrico residencial é muito importante, pois visa garantir segurança, evitar acidentes e promover a economia do sistema elétrico, de forma a garantir um bom funcionamento dos aparelhos”, explica o professor Marco Antônio Gabriel.

Para que a distribuição de componentes como interruptores, tomadas, pontos de iluminação e circuitos seja realizada de maneira correta durante a instalação elétrica, é importante seguir as normas técnicas, a NBR5410 e a NR10.

Um projeto elaborado com base nessas normas evita diversos problemas que vão desde curto-circuitos, choques elétricos, mau desempenho dos aparelhos e até mesmo incêndios. Então, se você não quer ser surpreendido por nenhum desses contratempos, já sabe que é necessária uma instalação elétrica de qualidade e eficiência.

Assim, para que esteja seguro em sua casa, é muito importante contratar um profissional capacitado e que domine as normas de desenvolvimento de projetos elétricos.